Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2011

Nota de Esclarecimento: a greve não acabou!


Caros internautas,
circula na mídia uma informação sem fundamento que afirma ter a greve docente terminado. Essa contra-informação está postada, principalmente, em blogs de deputados governistas. Veiculam que a greve acabou por um suposto acordo assinado entre o Governo e o Movimento. ISTO NÃO É VERDADE!
Desde quando o Estado é porta-voz da categoria?
No dia 27/05 todas as AD´s ratificaram a continuidade da greve – e nenhuma outra assembléia aconteceu depois dela – sendo que ficou deliberado, por unanimidade, a continuidade da greve e a manutenção da Pauta. Nesse sentido, alertamos: Quem decide pelo término ou continuidade da GREVE não é o Governo ou qualquer capacho seu! Quem decide são as Assembléias docentes de cada universidade.
No caso da UESB, como nossa greve é unificada, a presença dos professores e estudantes nas assembléias é importante, inclusive para negar o assédio governista que paira sobre nossas cabeças. Nossa presença é importante para ratificarmos a continuidade da greve porque estamos derrotando o Governo, e até que consigamos acordar os pontos da Pauta de Reivindicações – incorporação da CET, revogação do decreto, defesa da autonomia e permanência e assistência estudantil já!!!
Ratificamos: quem decide sobre a greve é a categoria docente. E até onde sabemos, o que existe são acordos entre Estado e reitorias, a menos que outro tipo de negociação extra-categoria esteja sendo entabulado à revelia dos professores das universidades estaduais baianas. O que se passa, afinal? E se existem acordos alienígenas, o Comando de Greve unificado da UESB desconhece.
Falar em fim da greve numa conjuntura em que estamos impingindo derrotas ao Governo é um descalabro. A questão do pagamento dos salários já está dada. O Governo terá que pagá-los queira ou não. Não cremos que ele tenha coragem de peitar o Judiciário, pois os custos políticos que lhe impõem a greve já demasiam. O Governo terá que engolir sua derrota. A negociação só pode se dar quando a pauta estiver viabilizada.
Não pensamos nos interesses do governo, mas na defesa da universidade pública!

28 comentários:

  1. Isso professores! adorei! não estava aguentando mais informações falsas na mídia,
    Nossa greve não acabou e só quem decide sobre o fim da greve somos nós!
    Adorei a nota e foi a melhor coisa q vcs fizeram p/ esclarecer esse mal entendido. Nossa luta continua...

    ResponderExcluir
  2. AGORA SIM...
    AGINDO ASSIM, VEJO ATITUDE SÁBIA E RESPEITOSA COM TODOS OS QUE DE ALGUMA FORMA CONTRIBUEM OU CONTRIBUIRAM NA BUSCA DA MUDANÇA.
    QUANTOS AOS IDIOTAS, BABACAS E DESOCUPADOS QUE FALAM, QUE SE INTITULAM JORNALISTAS, NOSSO REPÚDIO... LIXOS DA SOCIEDADE...
    IMPRENSA MARROM, QUE SOBREVIVE COM MIGALHAS, JOGADAS NO TERREIRO PARA OS PINTOS FICAREM CISCANDO...

    ResponderExcluir
  3. Gente...não acredito que nos enganaram por dois dias!! Parabéns pela nota de esclarecimento!
    Vamos lutar pelos pontos de reivindicação...e não barganhar com o governo!!!

    ResponderExcluir
  4. Regredir num momento tão favorável é tolice. O governo só se dispôs a fechar acordo porque não tem mais como segurar os salários. É nossa vez!

    ResponderExcluir
  5. Apesar do infeliz atraso no semestre letivo,apoio sumamante a continuidade da greve.Nada de barganhar,é momento de dar continuidade a luta pelo que é de direito dos docentes!

    ResponderExcluir
  6. é isso. boa a nota de esclarecimento. estudantes amigos...amanha, nossa assembleia deve estar repleta de nossas vozes e ações...construamos...
    força professores!

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente,aceite a proposta que lhes for enviada hoje.Será uma "bondade do governo",pois nós vivemos em uma ditadura,e não importa o que vocês façam,nada mudará através de greves.Este país esta comprado,se não é pelo PT com suas esmolas a população e pelo PSDB que vende o país para as multinacionais......nada mudará com atitudes fracas como greves e discursos,até porque quem esta no poder é burro e não entende nada do que vocês falam ou então é tão podre que não esta nem ai para com a sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Por causa de fatalismos como o seu Erick que o sociedade brasileira ve minguar os seus direitos face ao depotismo politico. Aceite a 'bondade do governo', ah va...

    ResponderExcluir
  9. "Bondade" ou não, não se deve aceitar esmolas quando o justo, o correto, o moral, o melhor, etc. é ajustar a EDUCAÇÃO como prioridade numa sociedade que, em contradições, passa pela transição de país sub para desenvolvido... Talvez tenhamos crescido mas o desenvolvimento é outra questão. Os pilares da sociedades não são garantidos pelo Governo que por ironia é sua principal tarefa. Conformismo? Entendo que esse sim é o objetivo da educação publica oferecida e se creditamos nisso então que fiquemos com as "bondades" do governo!

    ResponderExcluir
  10. Não estou sendo fatalista....simplesmente nunca houveram direitos reais aqui!Vocês podem até pensar que tem,mas não existem.Isso que estou dizendo não é só uma verdade,é um fato já que a verdade é variável mas os fatos são iguais para todos!Não que eu seja contra a luta pelos direitos,mas só acho que dessa forma não vai vingar...

    ResponderExcluir
  11. Marcos Brunno
    Mesmo com o grande prejuízo do atraso simestral, apóio qualquer tipo de movimento ou ação que traga de volta o respeito e a justiça para a categoria dos professores. Que o governo resolva tais questões e professores compromissados voltem às salas com a força da Educação.
    Esse país precisa acordar...

    ResponderExcluir
  12. Já estava extremamente envergonhada com essa possível ( e agora já esclarecida falsa) informação. Diante das vitórias mesmo que poucas é inadmissível o regresso.

    "E já que há quem pense que assim não vingará que exponha soluções melhores ao invés de cuspir palavras..."

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Isso é a prova clara de como o Governo despótico de Wagner age. Não respeita ninguém - nem o estudante, nem os professores, nem o telespectador. Como podemos ainda pensar em reivindicar pacificamente contra esse Estado? Bem, vou parafrasear o professor José Rubens Mascarenhas, “um governo abusivo em seu poder midiático, que persegue, apela para o terrorismo de Estado, e mente descarada e oficialmente para seu povo não merece nenhum respeito” e nenhuma passividade. Eu sou a favor e totalmente servil ao protesto radical. Porque as palavras não criarão um exército que modificará esse quadro.

    ResponderExcluir
  15. O que sugere Erick? O que vai mudar?
    E voce disse que nao temos direitos, graças a Deus existe uma constituiçao que nos assegura algo adverso do que pensa.

    ResponderExcluir
  16. Colors,a resposta para sua pergunta já foi respondida pelo senhor ramon...."palavras não criarão um exercito que modificará esse quadro".Com palavras as vitórias serão puocas e logo o regresso será a unica alternativa.

    ResponderExcluir
  17. Com todo meu apoio aos professores!!!

    ResponderExcluir
  18. Simples,primeiro vocês precisam abrir os olhos para a realidade que os rodeia.A constituição e seus direitos não lhe dá liberdades lhe dá opções que ao estado lhe é conveniente.E que constituição tão respaldada é essa que vossos representantes usam para se limpar após as necessidades?O não pagamento dos salários não é anti constitucional?Não existe alternativa real,no brasil, com movimentos pacíficos.Isso é o que vocês precisam saber.

    ResponderExcluir
  19. Temos que mexer com a superestrutura social, a economia. Se pararmos algumas vias de conquista [as principais] daríamos um grande prejuízo no setor financeiro, isso iria voltar os olhos para o que é realmente grave - o descaso com a profissão professor. Não adianta ficar com sedentarismo pseudo-revolucionário, isso não nos levará a nada, ou a muito pouco.

    ResponderExcluir
  20. O Governo é uma meretriz sem dono! Todo mundo mete a mão, todo mundo quer participar um pouquinho dessa orgia com o dinheiro público dos Estados da Bahia e do Brasil. http://revoltss.wordpress.com/ Meu blog, tem algo falando sobre isso lá!

    ResponderExcluir
  21. Grata pelo esclarecimento, chega de enganação, apoio o movimento e é uma pena não poder está presente na assembléia.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa a nota de esclarecimento.
    o que esta sendo divulgado na mídia estava me deixando decepcionada com os professores, eles focaram apenas a questão salarial, que acho justa e legitima, porem só é uma ponto do que esta sendo questionado com a greve.

    ResponderExcluir
  24. Jéh Pires, vou discordar em você em vários aspectos, mas para não entrarmos tanto em detalhes, lhe digo que essa greve não é uma causa unilateral - de cunho docente. Culpar a classe trabalhadora de professores é tirar toda carga de CULPA do Estado despótico que ai está. Não sei qual o curso que você faz, mas, eu, que irei ter a licenciatura como profissão, apóio a Greve, afinal, esta é um direito constitucional, bem diferente do que está fazendo o governador Wagner. Enfim, procure se informar mais, cobrar dos professores é importante, mas se eles não têm as mínimas condições de trabalho para isso, torna-se ridículo sua crítica. RADICALIZAÇÃO JÁ!

    ResponderExcluir
  25. Pronto....e mais uma vez aparece uma acéfala,só que desta vez uma acéfala contra a greve ao contrário da anterior que era a favor.A culpa não é de todos os professores,talvez os seus professores sejam assim,mas pode ter certeza que existem os que não são,lógico que 99% dos que participam da adusb incorporam esse grupo de imorais.......e desde quando eles levam vida mole?Dar aulas,fazer pesquisa,cumprir cargas horárias e o pior de tudo:sem condições básicas para fazer boa parte disso.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns amigo Eric. Acho que os alunos devem respeitar a história de vida dos professores que dedicaram mais de 10 anos na sua formação desde a graduação até o doutorado. Ficar dizendo que os professores não querem nada é muito fácil, quando os que criticam tanto nem se quer frequentam as aulas às vezes. Não sei qual o curso que o nosso amigo discente cursa, sei que há, dentro da UESB, muitos professores que não são comprometidos, mas jogar a culpa em todo o corpo docente é COVARDIA e falta de responsabilidade de quem quer viver ANARQUIZANDO as coisas sem se quer conhecer a verdadeira realidade dentro do contexto político no qual todos estamos inseridos. E lembrando só mais uma coisa, desde quando existe constituição nesse país para ser respeitada. Se a população não respeita os direitos básicos do próximo serão os políticos que irão respeitar? Vamos esperar os desdobramentos da GREVE, mas se o governo continuar desreipeitando uma ordem judicial clara para o pagamento dos salários, não sei como será possível manter a paralisação, pois existem muitas famílias passando dificuldades financeiras seríssimas.

    ResponderExcluir