Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ouça o último programa “A Voz da Greve”

Ouça as últimas edições do programa "A Voz da Greve" transmitido na quinta, 16, sexta, 17 e segunda, 20.


Ouça também os Drops 41 / 42 / 43 / 44/ 45/ 46

Existe algum estudo que demonstre que o lucro melhora a educação?

Debate Educación Superior: ¿Hay algún estudio que demuestre que el lucro no mejora la calidad de la educación?
¿Hay algún estudio que demuestre que el lucro no mejora la calidad de la educación? Con esa pregunta se increpaba a la bella y confundida representante universitaria, por los exaltados panelistas conservadores. Exigir un estudio para probar que lo que dices no es mentira, es la muestra más clara de la estrategia de la elite para confundir al formalista movimiento social chileno. ¿Es necesario hacer un estudio para probar que la "ocurrencia" de Milton Friedman para desarticular la función de construcción de sociedad que tiene la educación, es claramente un despropósito? Esta táctica retórica de los esbirros del empresariado nos confundió también el año 2006. ¿Es el lucro el problema de nuestro sistema educativo?.
Para ler a matéria completa, clique AQUI.

ASSEMBLÉIA Estudantil do dia 28/06/2011 - Encaminhamentos

1) Os estudantes da UESB, campus de Vitória da Conquista, decidiram em Assembléia Estudantil, pelo FIM DA GREVE ESTUDANTIL. A proposta de "fim imediato da greve" venceu a proposta alternativa de "indicativo de discussão de fim de greve até a próxima Assembléia Universitária do dia 09 de julho" com 48 votos contra 17, além de 11 abstenções. 

2) A Assembléia deliberou pela manutenção do movimento em ESTADO DE MOBILIZAÇÃO, pela continuidade das Assembléias Estudantis e permanência aumentada da Comissão de Mobilização, além da  rearticulação das demais, a partir da volta dos alunos à universidade.

3) A PRÓXIMA ASSEMBLÉIA ESTUDANTIL será no dia 06/07/11, quarta-feira, às 18h, e tratará da AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO, além de seus desdobramentos e continuidade, como A REARTICULAÇÃO DAS COMISSÕES, APOIO à MOBILIZAÇÃO CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DO TRANSPORTE PÚBLICO, ETC. 

4) Os estudantes aprovaram a construção de um DOCUMENTO DE RESGATE E AVALIAÇÃO DO MOVIMENTO, que tratará de fazer um balanço da atuação estudantil, após a próxima Assembléia Estudantil que dará início aos debates avaliativos, assim como a direção urgente de uma NOTA DE APOIO aos estudantes em greve nos campi de Jequié, Itapetinga, Ilhéus e demais.

5) O movimento em deliberação indicou a REDISCUSSÃO e AVALIAÇÃO do TERMO DE COMPROMISSO, firmado entre estudantes e reitoria do campus de Vitória da Conquista, para próxima Assembléia Universitária, a ser realizada no dia 09/07/11.

 6) A Assembléia Estudantil decidiu por apoiar a MANUTENÇÃO DO SEMESTRE LETIVO 2011.1 no CONSEPE, por 27 votos a favor de tal proposta contra 26 votos a favor de se defender o "cancelamento do semestre 2011.1", além de registradas 2 abstenções.

7) Os estudantes da UESB, campus Vitória da Conquista, declaram APOIO AO MOVIMENTO CONTRA O REAJUSTE DA TARIFA DO TRANSPORTE PÚBLICO, assim como a defesa das bandeiras de PASSE LIVRE para estudantes e trabalhadores desempregados e implantação do "bilhete único".

quarta-feira, 29 de junho de 2011

COMUNICADO da Assembléia Estudantil

Nota de apoio aos estudantes grevistas da UESB (campus de Jequié e Itapetinga) e UESC

Em assembléia estudantil realizada no dia 28 de Junho de 2011, foi votada o fim da greve por parte do movimento estudantil da UESB do campus de Vitória da Conquista. Avaliamos que as forças, que compuseram o movimento desde o início, se diluíram no processo da luta e não eram mais suficientes para levar adiante a greve aqui em Vitória da Conquista.
Aos companheiros e companheiras que continuam em greve, prestamos a nossa solidariedade, uma vez que a luta continua sendo legítima e necessária. Estamos cientes de que terminamos essa greve, não porque foram concedidas todas as nossas reivindicações, mas sim pelo desgaste que nos afetou, gerando mais barreiras nessa batalha, que desde o início sabíamos não ser tão fácil.
Apesar desse atual momento de refluxo, decidimos também não acabar com as mobilizações, dando continuidade aos espaços do movimento (como as assembléias estudantil e universitária, comissões de luta e fóruns de debates) para que nos preparemos para as futuras lutas, que não tardarão em chegar.
No momento, esta greve em Conquista acabou, mas o movimento continua vivo, e deixa seu aprendizado para aqueles que dela participaram e para outros que porventura virão. Contudo, em estado de mobilização, e, solidários aos demais colegas da UESB (Jequié e Itapetinga) e UESC, estando preparados para o embate havendo qualquer desrespeito à legitimidade dos seus movimentos.
Assembleia Estudantil
Vitória da Conquista, 28 de Junho de 2011

Acompanhe os acessos do Blog da Greve no mês


As postagens do balanço apresentado pelo contador do Blog dizem respeito ao período 29/05/2011 a 29/06/2011. Para acessar à matéria, clicar sobre o título.

05/06/2011, 28 comentários
  2.576 Visualizações de página











17/06/2011, 9 comentários
  460 Visualizações de página











15/05/2011, 1 comentário
  357 Visualizações de página














05/06/2011, 2 comentários
  242 Visualizações de página











08/06/2011, 2 comentários
  239 Visualizações de página











06/06/2011
  206 Visualizações de página











13/06/2011, 2 comentários  
206 Visualizações de página











16/06/2011, 6 comentários
  190 Visualizações de página











06/06/2011, 1 comentário
  180 Visualizações de página











04/06/2011
  158 Visualizações de página

"Simpósio Internacional Marx-Gramsci: Pensar a sociedade contemporânea"

Simpósio Internacional Marx-Gramsci: Pensar a sociedade contemporânea
25 e 27 de agosto, na UFU.
Inscrições de trabalhos até 15/07.
O site é: www.simag.ifilo.ufu.br

Campanha de doação de livros da Escola Nacional Florestan Fernandes


A biblioteca da ENFF não pára de crescer em número de títulos e exemplares em função, principalmente, de doações realizadas ao longo desses cinco anos.
A análise do acervo revelou carências em algumas áreas e a relação existente no anexo indica algumas obras prioritárias, hoje indisponíveis na biblioteca da ENFF.
Mais uma vez recorremos a você, dessa vez para obter os títulos considerados mais necessários para o desenvolvimento dos cursos dirigidos à formação de militantes dos movimentos sociais do Brasil e de diversos outros países.
Além disso, a Escola   precisa de livros infantis para a creche “Ciranda Infantil Saci Pererê”, que oferece um ambiente sadio e cuidadoso às crianças, enquanto seus responsáveis, estudam e/ou trabalham.
Caso você possa doar algum título e/ou livros infantis, por favor entre em contato conosco através do e-mail associacao@amigosenff.org.br, assunto: "Bibilioteca ENFF" e verificaremos uma forma de efetivarmos a doação.

Luta pela Educação

DIÁRIO DA CLASSE
Conferir o post no blog 'Veja matéria da TV Brasil mostrando a realidade do professor da educação pública no Rio de Janeiro'

Mensagem do blog adicionada por LUTA PELA EDUCAÇÃO:


Uma reportagem produzida pela TV Brasil traça um retrato do professor da rede pública do Rio de Janeiro, que tem que trabalhar quase 16 hor...

Link da mensagem do blog:

"Fechamento de 24 mil escolas do campo é retrocesso", afirma dirigente do MST


Criança na Escola Oziel Pereira e Roça Gouveia, no
assentamento 17 de abril, em Eldorado dos Carajás, no Pará
 
Mais de 24 mil escolas no campo brasileiro foram fechadas no meio rural desde 2002. O fechamento dessas escolas demonstra o drástico problema na vida educacional no Brasil, especialmente no meio rural.
Após décadas de lutas por conquistas no âmbito educacional, cujas reivindicações foram atendidas em parte - o que permitiu a consolidação da pauta – o fechamento das escolas vão no sentido contrário do que parecia cristalizado.
Nesse quadro, o MST lançou a Campanha Nacional contra o Fechamento de Escolas do Campo, que pretende fazer o debate sobre a educação do campo com o conjunto da sociedade, articular diversos setores contra esses retrocessos e denunciar a continuidade dessa política.
“O fechamento das escolas no campo nos remete a olhar com profundidade que o que está em jogo é algo maior, relacionado às disputas de projetos de campo. Os governos têm demonstrado cada vez mais a clara opção pela agricultura de negócio – o agronegócio – que tem em sua lógica de funcionamento pensar num campo sem gente e, por conseguinte, um campo sem cultura e sem escola”, afirma Erivan Hilário, do Setor de Educação do MST.
Para ler a matéria na íntegra, clique Aqui.