Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

GEILC/MP promove: Memória Histórica e Educação – fronteiras entre a ideologia e a realidade


No dia 27/11/2012, uma terça-feira, às 19:30 horas, no Auditório do Módulo IV (Pedagogia) da UESB acontecerá mais uma atividade do Projeto de Extensão “Memória e Ideologia no campo da luta de classes”, promovido pelo GEILC (Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classe), ligado ao Museu Pedagógico da UESB. O escopo do Projeto objetiva investigar temas e processos relacionados à produção/reprodução capitalista, tendo como referenciais teórico-analíticos as categorias Ideologia, Memória e História, as entendendo como relacionadas aos fenômenos centrais desse processo.
A proposta é discutir e integrar a produção do conhecimento acadêmico-científica institucional e esta com comunidade em geral.
Nesta sessão,  o GEILC convidou a professora doutora Lívia Diana Rocha Magalhães (UESB), que discutirá o conceito de Memória Histórica incorporado aos estudos da educação. Na oportunidade, versará sobre a construção social do passado e os seus usos no presente, abordando essa relação com o campo das ideologias – conectados com o estudo da chamada memória histórica – como condição fundamental para a revelação de aspectos sociopolíticos ainda pouco revelados sobre a sociedade e a educação no Brasil.
Lembramos que o evento emitirá certificado, cuja exigência é a presença física registrada na assinatura da lista.
As próximas atividades do Projeto para este ano são:
07/12/2012 – As esquinas perigosas da História: memórias revolucionárias, com o professor doutor do Cefet-SP, Valério Arcary.
08/12/2012 – Conversa Afiada com o professor Valério Arcary.
14/112/2012 – Palestra com a professora doutora Alexandrina Luz, da Universidade Federal de Sergipe sobre tema que versa sobre a construção da memória e ideologia.
Acompanhem nossa programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário