Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

GEILC/MP promove minicurso: Bandidos e fanáticos: da insubmissão nos sertões do "Nordeste”


Como atividade do Projeto de Extensão "História e Memória: historiografia e discurso como manutenção do imperialcapitalismo", o Grupo de Ideologia e Luta de Classes (GEILC) promove o minicurso Bandidos e fanáticos: considerações acerca da insubmissão nos sertões do “Nordeste”.
A atividade, destinada a qualquer pessoa que queira participar, acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro de 2012, das 14:00 às 18:00 horas, no Salão do Júri (Módulo II- UESB). Os ministrantes serão os professores Carlos Tadeu Botelho e Joaquim Antônio de Novais Filho, ambos do Departamento de História da UESB.
O minicurso Bandidos e fanáticos: considerações acerca da insubmissão nos sertões do “Nordeste” propõe uma reflexão a respeito da configuração da identidade nordestina a partir das memórias sobre o beatismo e o cangaço. Pretende-se ainda investigar os usos e abusos desses termos no cinema e nas ciências sociais do século XX; apresentar uma discussão acerca do banditismo social, do catolicismo popular, do messianismo e sua eficácia na compreensão da história de movimentos como o cangaço e o beatismo; e analisar algumas abordagens acerca da ação de cangaceiros e beatos empregadas na classificação de movimentos insurgentes de sertanejos no Norte (e depois Nordeste) do Brasil. Discutir configurações e usos destes conceitos através do tempo e a contribuição para a visibilidade/dizibilidade do nordeste brasileiro. Problematizar a aplicação e repercussão destes modelos no cinema, através da análise de filmes que tematizaram estas formas de insubmissão.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Departamento de História, no Museu Pedagógico da UESB ou no próprio evento e dará direito, condicionado à presença, a certificado de participação (com carga horária - 8 horas).
Estejam todos convidados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário