Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Em noite especial, o Museu Pedagógico promove duplo evento

Nas noites de antevéspera e véspera do Dia do Trabalhador do ano de 2013, o Museu Pedagógico da Uesb promove o evento 1964: Múltiplas Reflexões (fôlder à esquerda), que pretende agregar-se às ações de difusão sobre o tema da ditadura militar a serem realizadas nas instituições de ensino superior da Bahia até o próximo ano, quando completaremos meio século de ocorrência do golpe civil-militar no Brasil. Várias instituições e grupos de pesquisa estão se mobilizando para analisar, sob diversas perspectivas, a reação conservadora à organização de movimentos políticos e sociais no Brasil de meados do século XX, um momento marcante para que toda sociedade brasileira reflita acerca das razões e dos nefastos efeitos provocados pela ditadura militar no país.
Em inspirada palestra-depoimento intitulada “Mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar brasileira: uma questão de reparação”, proferida pelo professor Ruy Medeiros (UESB) que, além de emocionar a todos ainda brindou com novas informações e análise de suas memórias políticas da ditadura militar no Brasil.
Na noite anterior, o evento lotou o Auditório do Módulo IV (Pedagogia e Filosofia) da UESB de Vitória da Conquista, ao trazer a professora Lucileide Cardoso (UFBA) para proferir a palestra “Arquivo e Memória: as implicações históricas das restrições aos acervos documentais da ditadura no Brasil”.
Na segunda atividade constitutiva do evento 1964: Múltiplas Reflexões a Coordenação
Colegiada do Museu Pedagógico da Uesb promoveu, além da palestra do professor Ruy Medeiros, o lançamento de quatro livros de seus pesquisadores e oriundos dos projetos que desenvolve (imagem).
A organização do evento ficou a cargo dos grupos de pesquisa vinculados ao Museu Pedagógico da UESB: GEPS/GEILC/HISMEPETS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário