Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de julho de 2014

REVISTA LUTAS SOCIAIS – CHAMADA PARA ARTIGOS: “Louis Althusser, 50 anos depois”

   
A revista Lutas Sociais, vol. 19, n. 34, publicará um dossiê sobre “Louis Althusser, 50 anos depois” com vistas a realizar um balanço analítico das obras Pour Marx (A favor de Marx), que reúne artigos publicados por Althusser no início dos anos 1960, e Lire Le Capital (Ler O Capital),  resultado de trabalho coletivo organizado pelo mesmo Althusser em torno da obra O Capital, de Karl Marx, contando também com escritos de Étienne Balibar, Jacques Rancière, Pierre Macherey e Roger Establet. Publicados há 50 anos, ambos os livros estão comprometidos com a crítica das interpretações humanistas e economicistas da obra de Marx, até então dominantes, e visam ao desenvolvimento da teoria marxista da história.

O caráter polêmico dessas obras, a influência que exerceram no debate marxista dos anos 1960 e 1970 e a retomada recente dos estudos althusserianos, são razões mais do que suficientes para que este dossiê estimule reflexões que abordem: o alcance e os limites das análises presentes nessas duas obras; o impacto que tais análises produziram no âmbito da teoria marxista e de alguns campos disciplinares, tais como as Ciências Sociais, a História, o Direito, a Economia, a Filosofia, a Linguística, a Literatura e a Psicanálise; a relação dessas obras com os escritos posteriores de Althusser; e a recepção e difusão dessas obras junto aos movimentos popular e comunista internacionais. 

Lutas Sociais receberá artigos sobre esta temática até 15 de fevereiro de 2015. Interessad@s podem consultar as normas de colaboração em: http://www.pucsp.br/neils/normas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário