Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de julho de 2014

Sindicatos e movimentos sociais organizam encontro nacional de Educação no Rio de Janeiro

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro, será realizado o Encontro Nacional de Educação (ENE), que pretende reunir mais de duas mil pessoas entre estudantes, professores, técnicos administrativos, militantes de movimentos populares e trabalhadores das mais diversas categorias para debater e construir um novo projeto para a educação brasileira.

O ENE acontece como resultados de inúmeras lutas em defesa da educação que têm sido realizadas nos últimos anos em nosso país, com destaque para a luta pelos 10% do PIB para a educação pública e para as sucessivas greves da rede federal e de diversas redes estaduais, bem como a luta pela federalização das universidades privadas falidas, como a Gama Filho e a UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todas essas mobilizações evidenciam que o projeto de educação colocado em prática no Brasil tem como meta somente a qualificação de mão-de-obra para o mercado, sem considerar, entretanto, a formação científica, histórica e política do nosso povo.

Os principais temas a serem debatidos no encontro são a privatização e mercantilização da Educação, o financiamento da Educação Pública, a precarização das atividades dos trabalhadores da Educação, a avaliação meritocrática, a democratização da educação, o acesso e permanência, passe livre e transporte público.

Para Katerine Oliveira, vice-presidente da UNE pela Oposição de Esquerda, “o ENE será um momento fundamental para repensarmos os rumos da educação no Brasil e construirmos um projeto alternativo de educação, que contribua para libertar nosso povo e desenvolver o país”.

Devido a isso, a UJR e as diversas entidades do movimento estudantil onde atuamos, assim como o MLC, MLB e o Movimento Olga Benario, estão participando ativamente do processo de construção do ENE, que certamente será um marco na história do movimento social brasileiro.

Felipe Annunziata, Rio de Janeiro

Fonte: A Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário